Como sua igreja pode contribuir com fiéis e com recursos de disseminação do conhecimento

igreja cursos on-line

Como sua igreja pode contribuir com fiéis e com recursos de disseminação do conhecimento

O ensino on-line e a distância já é realidade para quase todas as áreas. Desde modalidades profissionalizantes, passando pelo nível técnico ao ensino superior. Por causa da pandemia do coronavírus, o ensino a distância se tornou alternativa inovadora para muitas escolas e instituições que não trabalhavam nesse modelo de ensino. Mas a tendência cresceu tanto que cada vez mais áreas estão atuando no ensino à distância. Até mesmo a igreja tem oferecido cursos on-line. É uma excelente maneira de chegar a mais fiéis e ainda aumentar a arrecadação de fundos para a igreja. 

Atualmente, as igrejas possuem reuniões preparatórias para vários eventos e consagrações religiosas. Mas, devido ao isolamento social, algumas já até colocaram em prática esses cursos preparatórios à distância. Assim, os fiéis continuam ativos com seus afazeres, tudo isso de forma segura e prática. Quando todos os encontros presenciais estiverem 100% autorizados, certamente, os cursos on-line serão mais uma possibilidade para a igreja. Ou seja, os cursos presenciais devem voltar, mas a oferta da preparação em ambiente digital deve caminhar lado a lado com a opção mais tradicional. 

Neste artigo, pontuamos algumas ideias de como sua igreja pode oferecer cursos preparatórios on-line como ensino à distância (EAD). Fique com a gente até o final e saiba mais. 

Catequese on-line: dá pra fazer?

Todos os anos, as igrejas abrem inscrições para a catequese, que é um dos cursos mais importantes para a Igreja Católica. É na catequese que é ensinado a introdução da religião, tal qual o ensinamento de várias doutrinas. É introduzido nas crianças como é um preparatório para a confissão e também para a primeira comunhão. 

Os pais católicos não deixam de passar essa tradição para seus filhos, mas justamente no ano de pandemia, qual é a solução para continuar as atividades importantes da igreja? Bom, algumas paróquias criaram uma plataforma para introduzir a catequese on-line. 

A Arquidiocese de Cascavel criou uma plataforma on-line para ministrar a catequese. Através de um login e senha, a pessoa matriculada acessa todas as suas aulas e atividades. Também é oferecido uma catequese para adultos, com o objetivo de repassar aos adultos, de uma forma simples e sucinta, os aprendizados sobre os grandes tesouros do patrimônio doutrinário e espiritual da Igreja Católica.

Por isso, nem mesmo uma ocasião importante e tradicional dos católicos fica de fora em período de isolamento social. Com essas possibilidades, você pode se organizar com sua equipe responsável pela catequese em sua igreja e utilizar desses recursos que contribuem para o conhecimento de todos.  

Cursos para noivos e padrinhos de batismo 

Casamento e batizado são alguns eventos pensados no longo prazo. Várias pessoas adiaram seus casamentos em 2020 devido à pandemia. Embora esteja permitido realizar, algumas pessoas preferem não correr o risco e até celebrar esse momento importante quando a poeira baixar. Como os batizados são feitos com menos pessoas, algumas igrejas estão realizando a cerimônia normalmente e por se tratar de uma simbologia tão importante, os pais não deixam passar.

A grande questão é que tanto para os noivos católicos, quanto para os padrinhos de consagração de um bebê, a Igreja Católica exige que passem por um curso, basicamente para que saibam da importância dessas cerimônias perante a sua crença. Afinal, tradições existem e precisam ser respeitadas. 

Assim como a catequese on-line, também existe a possibilidade de passar por esses cursos à distância. Principalmente para adiantar todas as questões do casamento, por exemplo, os noivos podem fazer o curso on-line. Dessa forma, ganham mais tempo para se organizarem em outros aspectos. E para os padrinhos do batizado, para facilitar o processo e não precisar ir até a igreja também podem assistir às aulas necessárias do batismo por cursos on-line.

Algumas igrejas, católicas e evangélicas, também já se adaptaram a esse modelo. A Igreja Batista em Venda da Cruz possui um site que ministra um curso para noivos que são da religião protestante. A paróquia Nossa Senhora da Assunção, da Arquidiocese de Goiânia, também oferta um curso para os noivos, além de várias outros seminários realizados on-line. A paróquia São João Maria Vianney, em São Paulo, também já entrou nessa tendência e hoje ministra curso para padrinhos de batismo on-line. 

Ofertar esses cursos EAD ainda ajudam padrinhos e noivos que não moram na cidade de realização da cerimônia. Dessa forma, eles não precisam se deslocar apenas para a preparação.

Cursos para alimentar o conhecimento dos fiéis 

Para o seguidor de uma religião, poder aprender mais e colocar em prática ao exercer sua fé, além de contribuir com sua igreja, é fundamental. Afinal, todos os líderes ou pessoas que possuem cargos nas igrejas são instruídas através do ensino. E não se trata somente da questão espiritual, nessas horas, a didática e o aprendizado são colocados em prática para que todos possam aprender.

O site Cursos Católicos, oferece diversos cursos importantes para aqueles fiéis que buscam aprender mais. Por exemplo, o Curso de Iniciação Bíblica, provavelmente vai aplicar e aprofundar os ensinos bíblicos com aqueles que desejam aprender mais. No site também é oferecido o curso de Iniciação Teológica. Tudo isso de forma on-line. Ou seja, mesmo após pandemia, a tendência é que continue disponível, até para que possa abranger fiéis de todos os cantos do Brasil.

Cursos de Teologia também são bem conhecidos nesse ramo do ensino à distância. Além das instituições de ensino superior, algumas igrejas também introduzem, não através do ensino superior, mas apenas um conhecimento teológico mais abrangente, que inclusive chama a atenção de vários fiéis que pretendem estudar e trabalhar nessa área. 

Hora de colocar em prática

Todos os cursos que citamos acima podem ser feitos de acordo com o que sua igreja quiser. Uma plataforma EAD criada para aproveitar o melhor dos recursos tecnológicos e garantir a disseminação de conhecimento dos fiéis através de um ensino a distância.

Ter um ambiente de aprendizagem profissional é muito indicado, seja para um curso preparatório que os rituais e cerimônias exigem, como os cursos que alimentam o conhecimento espiritual do fiel através de muita organização didática e conhecimento comprovado. 

Você pode adaptar e oferecer esses cursos intensivos, extensivos ou preparatórios, para que sua igreja fique por dentro de todas as possibilidades digitais da atualidade. Tudo isso de forma segura e eficaz, podendo emitir certificado e comprovação. 

E tem mais uma vantagem, é possível arrecadar fundos para financiar as obras da sua igreja com o valor das inscrições dos cursos da igreja. Invista, conquiste fiéis em qualquer parte do mundo e ainda tenha mais uma fonte de renda para os trabalhos da igreja oferecendo cursos on-line.

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.