Duas formas de ter um curso on-line na sua igreja

curso on-line igreja - celular em cima da bíblia

Duas formas de ter um curso on-line na sua igreja

O ensino a distância (EAD) é uma modalidade promissora para as igrejas. Os fiéis adquiriram novos hábitos durante a pandemia. A procura por eventos religiosos, como missas e cultos on-line, cresceu mais de 800% durante a crise do novo coronavírus. Assim, muita gente que não tinha afinidade com as ferramentas digitais teve intenso contato com elas. Os cursos EAD, em todos os segmentos, também cresceram muito. O crescimento de buscas por essa modalidade foi de 130%. Com isso, é possível implementar curso on-line para várias áreas, inclusive para uma igreja.

Ao mesmo tempo, os líderes religiosos também se adaptaram para ir aonde os fiéis estão. Ou seja, em casa, conectados ao mundo pela internet. Dessa forma, tanto quem pode ministrar os cursos quanto potenciais clientes tiveram uma experiência com o formato, o que facilita a adesão. 

Os cursos on-line de igreja não são necessariamente uma novidade. Mostramos como algumas igrejas e líderes religiosos criaram plataformas de curso on-line para os fiéis neste outro artigo. E hoje, trouxemos duas ideias de como sua igreja pode oferecer um curso on-line para o público que já tem e potenciais fiéis. Afinal, a internet quebra as fronteiras de espaço. 

Possibilidades de cursos EAD para igrejas 

Antes de mostrar quais são os dois formatos de cursos on-line para igrejas, vamos mostrar que cursos já existentes podem ir para o ambiente digital. É possível, por exemplo, ofertar cursos preparatórios para cerimônias religiosas tradicionais, como o curso para noivos, para padrinhos de batismo e até mesmo catequese on-line. 

Esses cursos no formato digital podem ampliar seu alcance, além de facilitar o acesso para fiéis de todo Brasil. É comum que noivos se casem na cidade natal mesmo quando já moram em outra cidade. Dessa forma, se houver um curso de noivos on-line, eles vão conseguir, com muito mais facilidade, realizar o sonho de casarem-se na sua igreja. O mesmo acontece com padrinhos de batizado, nem sempre eles moram na mesma cidade dos pais da criança. 

Além dessas opções, algumas igrejas já estão criando cursos de teologia, de estudos bíblicos e várias outros relacionados à religião no formato on-line. 

Até mesmo quando um fiel deseja ter mais conhecimento sobre sua religião ou para poder fazer parte de alguma liderança específica dentro da igreja, é necessário passar por um preparo, com muita didática e organização. 

Em tempos tecnológicos, por que não oferecer esses cursos virtualmente? 

Fique com a gente até o final e descubra duas formas incríveis para implementar um curso de ensino a distância para a sua igreja. 

Curso on-line estilo Netflix para igrejas 

Já ouviu falar no curso on-line formato Netflix? A ideia é fazer com que a sua plataforma e curso pareça com a Netflix, que constantemente envia mais conteúdos de filmes e séries, enquanto você paga um valor fixo mensal. Quando você cria um curso on-line no formato Netflix, você garante recorrência de ganhos, mas isso exige que os conteúdos sejam contínuos. 

Por exemplo, se você acha que os cursos que você vai ministrar on-line são longos e podem surgir mais oportunidades de aprendizado, essa pode ser uma boa ideia para você. Um tema que é constantemente atualizado está bem alinhado a este formato. 

Cursos religiosos que exigem passar por várias etapas e que podem ganhar mais conteúdo diverso, podem ser o tipo ideal para adotar o formato Netflix. 

O importante é delimitar um valor justo para os compradores, um preço que condiz com tudo aquilo que você pretende oferecer. Logo, se você o que você vai ensinar dá margem para esse formato, pode ser uma boa escolha!

Já pode fazer um esboço para colocar a ideia em prática. Mas se for o caso de cursos breves, que não exigem uma continuidade, como um curso de noivos, catequese, o formato Netflix não se encaixa para eles. 

Cursos livres a distância para igrejas

Essa outra modalidade, talvez seja a ideal para cursos breves ou que não terão mais continuidade de conteúdos. É interessante para aqueles que têm uma grade consolidada ou que recebe atualizações raramente. Para uma igreja que deseja ministrar um curso de teologia, por exemplo, que irá abordar uma introdução ou terá um tempo de duração limitado, oferecer um curso livre a distância é a melhor opção.

Isso porque, se você tem uma limitação de conteúdos e o curso oferecido tem toda uma estrutura curricular pronta, como o preparatório para a primeira eucaristia, não há razão para prolongar e fazer com que a modalidade se pareça com o formato Netflix. Nestes casos, você pode criar uma plataforma, oferecer até mais de uma opção de curso, se for o caso, mas sem mensalidades fixas para ter conteúdos variados constantemente. O aluno irá pagar o valor definido e saberá que está pagando apenas para aquele curso que ele tem interesse em aprender. 

O lado positivo dessa modalidade é que nela você pode ofertar cursos mais rápidos, como a catequese on-line, catequese para adultos, introdução da teologia, estudo da história de alguma doutrina e outros específicos como o curso para noivos e curso para padrinhos de batismo. 

Qual é o melhor modalidade para implementar 

Bom, trouxemos duas ideias incríveis para você que deseja ministrar cursos on-line para os fiéis ou líderes religiosos de sua igreja. 

Se você avaliar que é pertinente oferecer uma modalidade de mensalidade fixa, estilo Netflix, tem que estar preparado para os desafios. Afinal, os alunos irão pagar mensalmente para ter conteúdos contínuos e variados, sempre com novidades. Se você acha que os cursos que você vai oferecer podem ser implementados dessa forma, agarre a chance, pois essa modalidade é inovadora e promete ficar ainda mais forte no mercado.

Há, ainda, quem ofereça os dois formatos. Adérito Simões, um dos nomes mais famosos da umbanda, é um exemplo. Ele tem a opção de comprar os cursos avulsos ou por assinatura. Nesse segundo formato, ele disponibiliza todos os materiais avulsos no catálogo. Ou seja, em vez de ter que investir a cada lançamento, o internauta já tem acesso automático aos novos conteúdos, além de poder ver tudo que já foi gravado até hoje. 

Mas se os cursos que você for ensinar,não combinam com o formato Netflix, está tudo bem. É só você oferecer numa plataforma comum, com o valor total, sem assinatura e cumprir com tudo aquilo que faz parte da grade de ensino. É mais simples, porém efetivo também.  

Implante cursos on-line na sua igreja

O melhor disso tudo é poder aprender mais sobre as tecnologias garantidas pelo ensino a distância e que promete permanecer no mercado por longos anos. A tendência é que o EAD cresça, pois ensino on-line está conquistando espaço em diversos segmentos, inclusive o religioso. Dessa forma, você oferece aos fiéis uma possibilidade inovadora, prática e que vai levar conhecimento através do ambiente digital.

Afinal, tudo isso faz parte da educação do presente e futuro. Tudo se transforma de acordo com a  transformação do mundo. Esteja você também preparado para essas mudanças e tenha a oportunidade de implementar curso on-line do seu jeito para os fiéis de sua igreja. 

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.